Processo do Paladar

Na alimentação, a primeira experiência subjetiva do paladar de uma substância começa com o gosto na língua (Rasa).  Rasa diz respeito aos seis possíveis sabores:


-Doce (Madhura);
-Salgado (Lavana);
-Picante (Katu);
-Amargo (Tikta);
-Azedo ou ácido (Amla);
-Adstringente (Kashaya).


Pouco tempo depois, sente-se um aquecimento ou arrefecimento de energia (Virya).  Finalmente, a substâncias têm uma ação na urina, fezes e suor (Vipak).  Por exemplo, ao ingerir pimenta malagueta, experimenta-se imediatamente seu sabor pungente e a energia de aquecimento, observando-se uma sensação de queimadura primeiro na língua e depois na urina e nas fezes.


Virya – Aquecimento ou resfriamento da Energia

Quando qualquer erva medicinal ou alimento é colocado na boca, a primeira experiência é seu gosto.  Posteriormente, e em alguns casos, imediatamente,  sente-se a energia de aquecimento ou de resfiramento,  quer na boca ou no estômago.  Esta mudança é devida a sua ação ou energia potente chamada Virya.
Por experiência, pode-se formar regras gerais sobre o que gosto provoca no corpo.  Por exemplo, o sabor doce tem uma energia de arrefecimento, devido ao seu peso. Esta ação aumenta Kapha e acalma Pitta e Vata.  Mas há exceções pontuais a esta regra. Mel e melaço, são doces, mas provocam aquecimento de energia. Este efeito inesperado é denominado Prabhav.


Vipak – Efeito pós-digestivo

O último efeito digestivo do paladar sobre o corpo, a mente e a consciência é chamado Vipak.  Enquanto os sabores doce e salgado têm uma Vipak doce, o gosto azedo tem Vipak azedo, e os sabores picante, amargo e adstringente são pungentes. O conhecimento da energia e do efeito pós-digestivo dos alimentos ou ervas medicinais torna a compreensão da sua ação sobre o corpo mais fácil.  Este conhecimento é essencial para a aplicação na cozinha e para a efetiva cura pelos tratamentos ayurvédicos.


Prabhav – Efeitos específicos inesperados

Quando duas substâncias de gosto semelhante, energia e efeito pós-digestivo mostrarem ações inteiramente diferentes, ocorre o chamado Prabhav. Não há explicação lógica para isso.  Ghee (manteiga clarificada) em doses de duas colheres de chá com um copo de leite tem efeito laxante, mas em menor dose, como meia colher de chá, provoca constipação. Por quê? A resposta é Prabhav. Todas as pedras preciosas, cristais e mantras têm poder cura devido à sua Prabhav.
Prabhav é, portanto, a ação específica, dinâmica e oculta da consciência presente na substância.

1 Comentário

  1. Diana Sofia said,

    25/06/2015 às 07:18

    Parabéns pelo blog. Está muito completo!

    Grata pela partilha,
    Diana Sofia (Terapeuta Ayurveda – Portugal)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: