Subdoshas (Vayus)

Vata Vayus

Ampliando o estudo do dosha Vata, chegamos ao estudo dos sub-doshas de Vata, chamados de Vayus, muito importantes na fisiologia da Medicina Ayurvédica.

1. Prana Vayu é a forma do ar em nosso organismo responssável pela inalação, o movimento da mente, pensamentos, sentimentos, emoções e percepção. Tem o movimento para dentro, introspectivo. Coordena os sentidos, a coerência de pensamento a antenção e a estrada de conhecimento a nível superior do Eu. Quando praticamos pranayama (exercícios respiratórios), estamos praticando o controle de prana que gera a capacidade de desconectar a mente e os sentidos levando à introspecção. Estando Prana em desequilíbrio, sinais como sinusite, desordens respiratórias, medo, raiva, asma, enxaquecas, fadiga e doenças nervosas como parkinson e epilepsia podem se manifestar.

2. Udana Vayu movimenta o ar para cima e para fora. Esta energia é responssável pela exalação e faz a manutenção da saúde e vivacidade da pele e da compleição e está relacionado com a tireóide e o quinto chakra (Vishuda), ligados a nossa expressão tanto verbal quanto existencial. Problemas com Udana geram desequilibrios ligados também a tireóide e a expressão, assim como bloqueio, sobreatividade ou infra-atividade da circulação energética no chakra Vishuda. Um ótimo trtamento para os desequilíbrios de Udana é cantar.

3. Samana Vayu pode ser encontrado no intestino delgado, e é considerado a inteligência que controla tudo na digestão, a inteligência do intestino em separar o que é alimento e o que será excretado pelo organismo. Em nível sutil samana, que também significa equilíbrio, tem a função de converter o Não-Eu no Eu e faz a conexão entre a parte superior e inferior do ser humano ou corpo e espírito. É responsável pela sensação de fome e está intimamente conectado com agni (fogo digestivo), pois estimula a secreção do suco e enzimas digestivas, assim comoa excreção da bile . O desequilíbrio de samana provoca perda de apetite, indigestão, gases, assimilação inadequada de nutrientes e alteração no peristaltismo.

4. Vyana Vayu é a forma de Vata que dispersa o ar, encontra-se no coração, no sistema circulatório e governa a contração e dilatação dos vasos sanguíneos. Como espalha e controla a energia que circula no corpo, Vyana comanda também a nutrição. Relaciona-se com a capaciade de andar e se movimentar do corpo e sai pela palma dos pés e das mãos. Varizes, estagnação de sangue, ciculação lenta, pernas inquietas, extremidades frias e edema são alguns desequilíbrios deste sub-dosha.

5. Apana Vayu tem movimento para baixo e controla todo o processo de excreção de urina, fezes e menstruação pelo corpo. Encontra-se nos testículos, próstata e uretra no homem, no útero e vagina na mulher e principalmente no intestimo grosso. Regula a função renal, a ovulação e movimento do espermatozóides sendo relacionado com fecundação. Está ainda nos movimentos do nervo ciático na parte mais inferior do corpo. Em desequilíbrio desenvolve problemas no trato urinário e genital como retenção de urina, dor e dificuldade em menstruar, dor durante o ato sexual, ejaculação precoce e orgasmo prematuro. Apana, é a força que é reponssável também pelo nascimento, coordenando todo o processo do parto e a absorção de minerais pelo cólon (relação também com os ossos e a osteoporose).

Os subdoshas de Pitta

1. Pachaka Pitta é a forma do fogo que digere as coisas, uma grande fornalha presente em nosso corpo representada pelas enzimas digestivas, o ácido clorídrico, a pepsina e o suco digestivo intestinal. Está localizado no estômago e também na saliva na forma de ptialina. Pachaka Pitta é responsável pelo agni (fogo) central do nosso corpo (jathara agni), governando a digestão no estômago.

2. Ranjaka Pitta é a forma do fogo que promove cor, está localizado no fígado e no baço. Ranjaka promove a cor a todos os tecidos do corpo, pele, cabelos, olhos, sangue, bile, fezes, urina etc. É também a inteligência que promove o equilibrio químico do sangue e a distribuição de nutrientes pela corrente sanguínea, sendo relacionado com a síntese de hemoglobina, com as células vermelhas e com a medula óssea. Desordens em panchaka pitta incluem hepatite, anemia, fadiga crônica e colesterol alto. Podemos observar o desequíbrio de Ranjaka Pitta também atravéz da esclera nos olhos – quando está amarelada, pode indicar intoxicação no fígado assim como raiva excessiva, emoção conectada a este subdosha.

3. Sadhaka Pitta significa aquilo que compleda e realisa (sad), está localizado no cérebro, manifestando-se nos neurotransmissores e no coração como parte do plexo cardíaco ou chakra do coração. É responssável por tranformar as sensações em emoções e sentimentos, em acessar informações (memória, passado, experiências) e pela auto-estima. Permite a realização do intelecto e da inteligência. Sadhaka Pitta é o fogo que determina o que é verdade ou realidade sendo relacionado a nível inferior com a busca do prazer e a nível superior com a busca da realização espiritual. Esta energia mental, também é responsável pela digestão das impressões e idéias. Em desequilíbrio provoca a perda da clareza, confusão e desilusão, perda da capacidade de distinguir realidade e fantasia, perda de memória, indecisão e problemas cardíacos. A compreensão de sadhaka pitta é a compreensão de todo o complexo neuro-químico de nosso corpo.

4. Alochaka Pitta está presente nos olhos. É a forma do fogo que governa a percepção visual transforma a imagem óptica em sensação óptica. A expressão física de alochaka pitta é chamada de rhodopsina no modelo biomédico ocidental, responsável por gerar impulso visual. Promove a percepção e digestão da luz e a percepção clara da mente e da alma. Está relacionado com as emoções através das lágrimas. Em desequilíbrio sinais como conjuntivite, queimação nos olhos, fotofobia, e confusão na percepção das coisas aparecem.

5. Bhrajaka Pitta tem sede na pele. É responsável pela compleição, o brilho e o lustro da nossa pele, processando os óleos provenientes das glândulas cebáceas para nutrição da mesma. Promove a sensação do toque, da dor e a regulação da temperatura do corpo. Em desequilíbrio provoca eczema, dermatites, acne e perda da sensibilidade tátil.

Os subdoshas ou subfunções de Kapha

1. Tarpaka kapha significa a forma da água que produz contentamento, está presente no cérebro, medula espinhal (fluidos), bainha de mielina e meninges. É responsável pelas células cerebrais, pela proteção dos impulsos nervosos que transitam de um neurônio para o outro, pela capacidade de gravar e reter informações e consequentemente pela memória. Está presente nas moléculas de DNA na forma da nossa memória biológica. Tarpaka kapha ainda pode ser conectado ao sentimento de felicidade, ao contentamento a estabilidade e a busca pela felicidade interior. Lubrifica a cavidade nasal e o sinus, forcene clareza sensorial, perceptiva e espiritual e a sensação de unificação com o que é divino. Em desequilíbrio, provoca paralisias, mal de parkinson, tumores cerebrais, perda de memória e desequilíbrios piquiátricos como esquizofrenia.
2. Bodhaka Kapha eatá presente na boca, glândulas salivares e lígua. É responssável pela produção de saliva e pela captação do sabor (paladar). Lubrifica as tonsílas, a epiglote, as cordas vocais e boca. É o primeiro subdosha de kapha que se desequilibra. Em níveis mais sutís, bodhaka kapha é responsável pelo conhecimento, pela capacidade de se fazer compreender e pelo refinamento de sentir os prazeres da vida. Em desequilíbrio provoca o enfraquecimento das papilas gustativas e da secreção de saliva pelas glândulas salivares, enfraquece a captação dos sabores (por isso a necessidade de comer mais) e aumenta o sentimento de apego.
3. Kledhaka Kapha é a forma de Kapha que promove o umedecimento ou lubrificação no trato gastro intestinal, podendo ser representado pelo muco que reveste e protege as paredes do estômago contra a corrosividade dos sucos digestivos. Kleda significa hidratação, liquefação e promove a hidratação de todas as células e tecidos e providencia energia para a pessoa após o consumo de alimentos. Em equilibrio, kledaka promove contentamento, satisfação e a necessidade de pequenas quantidades de alimentos. Em desequilíbrio, provoca ansiedade, insegurança, sentimento de solidão e necessidade de ingerir grandes quantidades de alimentos.
4. Shleshaka Kapha presente nas articulações, é o líquido que promove proteção e lubrificação nas articulações facilitando os movimentos. Promove força aos ligamentos e suporte a todo o sistema esqulético. Artrites degenerativas, dores ciáticas, artrites reumatóides e articulações rígidas e barulhentas são exemplos de desequilíbrios neste subdosha.
5. Avalambaka kapha significa aquilo que dá suporte. Responsável pela integridade funcional, este subdosha está presente no sitema cardiovascular e respiratório. Representado pelas secreções brônquicas e pelo fluido pericardial, ajuda nas trocas gasosas, protege os pulmões e os alvéolos (permeabilidade) e protege o músculo cardíaco. Coragem, compaixão , confiança e amor são qualidades promovidos também por este subdosha que em desequilíbrio provoca sensação de peso no peito, ansiedade, apego, letargia, dores lombares, bronquite, asma, enfizema pulmonar e pneumonia.
 
Fonte: http://saladeayurveda.blogspot.com

2 Comentários

  1. Andrea Manhaes F Boche said,

    06/06/2011 às 20:12

    Excelentea artigos, muito esclarecedores. Gostaria de receber por e-mail novas publicaçoes.

  2. Adriano Alves - Akhil kumar said,

    27/06/2014 às 21:59

    Muito bom, obrigado por expor publicação esclarecedora sobre essa sagrada medicina.


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