Rosto

Introdução 

Com a realização deste trabalho é proposto dar a conhecer um dos métodos de diagnostico utilizado na Medicina Ayurvédica o Diagnóstico do Rosto. O Trabalho é composto por uma primeira parte onde é feita a apresentação de temas e conteúdos no aspecto geral . A segunda parte é dado a conhecer todas as áreas , linhas , sinais e rugas e constituintes do rosto e os seus signficados. E por ultimo uma breve conclusão pessoal. 

 

Rosto o nosso espelho…. 

O rosto é o espelho da mente podendo mesmo revelar o biótipo (dosha) da pessoa e aquilo que está em desequilíbrio. A análise do contorno do rosto, das suas linhas, do formato do nariz, da orelha e da boca permite aos especialistas conhecer certas particularidades do carácter da pessoa e desequilíbrios e fragilidades orgânicas. 

Quanto as formas e as marcas da face, estas estão ligadas a nossa personalidade e história além de auxiliarem no diagnóstico de doenças físicas e emocionais.

Por exemplo “Rugas ou linhas horizontais na testa indicam preocupação ou ansiedade. Linhas verticais entre as sobrancelhas e do lado direito, problemas no fígado. Linhas verticais entre as sobrancelhas e do lado esquerdo acusam distúrbios no baço. 

Diagnóstico da Face em Medicina Ayurvédica….

A Fisionomonia (estudo da face) teve o seu berço na Índia, quando os antigos habitantes daquele país estudavam as rugas do corpo, e as causas e origens das mesmas. 

É estudada atualmente por monges, magos, acupunctores, e por toda uma legião de leigos e profissionais que reconhecem o seu valor e importância como diagnóstico. Além de permitir conheçer certas particularidades do caráter da pessoa, a Fisionomonia fornece outras informações através dos traços faciais, relacionando-os à sua saúde física, emocional e mental.

A Face e os Doshas

OS Doshas também se revelam na face; 

Vata – pele seca, podendo ser ásperas e ou rachadas é característico a existência de rosto comprido angular com queixo pouco pronunciado, nariz pequeno e estreito podendo também ser longo e assimétrico olhos pequenos ou fundos de cor escura.
 
Pitta –uma pele morna, por vezes sardas rosto assemelha-se a forma de coração , o queixo é bem pronunciado, nariz Reto ou pontiagudo, de tamanho médio, olhos de tamanho normal, azul-claros, cinza claros ou castanhos, com brilho intenso.

 Kapha – pele é, em geral suave, mas muito oleosa, húmida e fria rosto largo, arredondado e cheio nariz largo e de ponta achatada olhos grandes e atraentes, azuis ou castanho-claros; olhar doce

 

Correlação Face/Sistemas….. 

ÁREA A – Sistema nervoso 

 No período da gestação esta área acompanha o desenvolvimento do sistema nervoso logo, indicando assim a capacidade intelectual de uma pessoa, ou seja as pessoas com testa grande normalmente tem um sistema nervoso mais desenvolvido , isto não significa que sejam mais inteligentes. Nesta área encontram se também as típicas rugas horizontais que geralmente são três e que também tem correspondências. A ruga superior – sistema excretor; ruga média – sistema nervoso; ruga inferior – sistema digestivo /respiratório a forma mais ou menos regular destas rugas e a sua apresentação mais marcada ou ténue poderá indicar o estado dos sistemas correspondentes. Ainda em relação as rugas da testa podemos dizer também que quando são as três horizontais e paralelas isto poderá indicar nos raciocínio adequado, claro e ordenado . Pelo contrario rugas verticais ou não paralelas um raciocínio e pensamento caótico. No caso de existirem quatro rugas não se tem em conta a mais ténue e no caso de serem cinco aplica se o mesmo as dos extremos.

 

ÁREA B – Sistema digestivo
Como se desenvolve ao mesmo tempo que o sistema digestivo indica nos assim a constituição desse sistema, assim como características físicas e praticas do individuo. 

 Exemplos:
Esta área mais desenvolvida e forte for esta área mais pratica será a pessoa
A zona da mandíbula esta muito ligada a produção de hormonas sexuais; esta zona forte e larga típica do sexo masculino indica maior produção de testosterona, pelo contrario queixos finos e mais delicados indicam maior produção de estrogènios.ÁREA C – Sistema circulatório e excretor
O maior ou menor desenvolvimento desta área mostra não so estes dois sistemas mas também os lados social e emocional de um individuo. 

 Uma região malar desalinhada, onde surja vermelho muito sujo, e pode indicar, a ocorrência de problemas pulmonares. Por outro lado, vasos sanguíneos visíveis nesta mesma região, diagnosticam doenças do fígado e, mudança súbita de cor, fora da coloração normal nesta área, revela doença no ânus ou nos órgãos genitais.Correlação Face/ Órgãos…… 

Pulmões – esta zona inchada e com gordura significa que os pulmões e os ovários (na mulher) tem excesso de muco e gordura. Coloração azul acinzentada na zona do estômago – revela falência orgânica. Coloração avermelhada nesta zona pode indicar que os pulmões se encontram demasiado contraídos para o que deveriam estar e como consequência maior propensão a insuficiência respiratória. Coloração cinzenta indica que os pulmões e o fígado não estão de boa saúde. 

Brônquios – narinas abertas e bem pronunciadas significa que existe uma boa oxigenação, rapidez mental e coragem intelectual , são pessoas que dizem o que pensam. 

Glândulas supra – renais – revela se abaixo do canto interno do olho, quando esta zona se encontra com uma cor significa que as supra renais estão a trabalhar excessivamente produzindo assim também em excesso o hormônio adrenalina isto irá criar sintomas de tensão e nervosismo(olhos muito agitados, movimentos corporais muito rápidos, voz nervosa e inquietante 

Coração – revela se na ponta do nariz, e o lado esquerdo e direito do nariz representa assim o lado direito e esquerdo do coração. Quando a ponta do nariz esta inchada isto diz nos que poderá haver dilatação cardíaca e quando com a cor vermelha hipertensão.
A presença de um sulco na linha média do nariz revela propensão a arritmias cardíacas. 

Estômago – quando esta zona se encontra com uma cor azul – acinzentada pode significar falência ao nível dos órgãos. 

Fígado – esta representado numa pequena área entre as sobrancelhas, A presença de rugas nesta zona indica tensão nervosa. 

Baço e sistema linfático – revela se ao nível das temporas . 

Rins – revela se nas orelhas, e na zona das olheiras esta última se apresentar uma coloração mais escura indica falta de descanso, excesso de sal na alimentação ou actividade sexual excessiva, cor azulada indica estagnação ao nivel dos rins e por fim os papos significam excesso de retenção de liquidos 

Órgãos reprodutores – revela se no queixo , quando esta zona se apresenta avermelhada e inchada( e principalmente quando existe queixo duplo) indica nos a possibilidade de problemas nos órgãos reprodutores 

Sinais , Rugas e Espaços na Face…. 

Espaço entre a pálpebra superior e a sobrancelha – a existência de formações sebáceas nesta zona indica colesterol alto . Quando a distancia entre a pálpebra superior e a sobrancelha é revela atitudes ponderadas, pessoas impulsivas que não pensam antes de agir, 

Espaço entre o lábio superior e o nariz – indica nos a constituição geral do individuo .
Quando este espaço é grande indica nos que é uma pessoa que gosta de qualidade em todos os aspectos. 

Ruga horizontal no espaço entre o lábio superior e o nariz nas mulheres indica nos desordens menstruais consequência do consumo excessivo de lacticínios, nos homens significa fraca vitalidade sexual. Rugas verticais nesta zona indicam que os órgão sexuais estão mais fracos. 

Ruga horizontal no queixo – indica problemas ao nível dos rins 

Rugas verticais na zona do fígado – indica tensão nervosa e que poderá existir problemas hepaticos. 

Pés de galinha – indicam a condição dos órgãos vitais. 

Sinais faciais….. 

A Cor na Face….

Alterações na cor da pele revelam a maior parte das vezes problemas orgânicos.
A coloração da pele é também muito importante no diagnóstico logo a pele deve estar limpa e com a coloração própria. 

Coloração acastanhada da face em geral – indica consumo excessivo de alimentos secos
Coloração azulada da face em geral – indica que o sistema linfático está sobrecarregado, muitas vezes a causa é o excesso no consumo de açúcar 

Coloração amarelada – A coloração amarelada mostra o estômago e o pâncreas estagnados, 

Descoloração no nariz ou nas bochechas significa que o corpo não está absorver ferro ou ácido fólico presentes nos alimentos. 

Outros constituintes do Rosto… 

1 – Orelhas 

Uma orelha áspera e dura revela boa sáude.
Orelhas magras revelam um coração fraco, enquanto que orelhas macias denunciam um coração fraco.
Orelhas nas quais os vasos sanguíneos se encontram bastante visíveis indicam debilidades respiratórias 

2 – Olhos e Sobrancelhas

  

Só os seres humanos possuem sobrancelhas, são elas que decidem se a vida vai ser breve ou longa. 

 Sobrancelhas muito próximas caracterizam pessoas muito nervosas, sobrancelhas ralas indicam propensão a má eliminação das fezes.
Sobrancelhas altas denunciam uma inteligência nata, e as baixas dificuldades na aprendizagem. Os olhos revelam o estado da mente, se a pessoa está saudável os seus olhos são mais leves vivos e brilhantes 

3 – Nariz 

Um nariz inchado, oleoso e brilhante, acusa excesso de consumo de proteína animal. Um nariz pequeno relaciona-se com pulmões fracos e baixa atividade dos órgão genitais; nariz comprido a uma pessoa vigorosa. 

 Um nariz curto denuncia uma falha cardíaca ou um estreitamento da aorta; o nariz inchado e com vasos sanguíneos visíveis, evidencia a má condição do coração. Nariz com a ponta esverdeada é sinal de doença crônica. Nariz com a ponta amarela, indica prisão de ventre, a ponta pálida denota azia e excesso de acidez no estômago, a ponta preta, indica sinais de cansaço e stress. A coloração verde escuro na ponta do nariz, denuncia que a pessoa sofre de fortes dores pelo corpo, se a ponta é branca, acusa temperatura e pressão baixas; já a coloração amarelo-avermelhada, denota má circulação e, em alguns casos, febre.
 

BIBLIOGRAFIA
· LAD,Vasant. AYURVEDA A Ciência de Autocura. Novo Século, 1997
·
www.onlineayur.com
· http://www.holisticonline.com/ayurveda/ayv_home.htm

Por: Inês Simões 

3 Comentários

  1. SERGIO ROBERTO LANÇAS said,

    12/06/2012 às 18:30

    GOSTEI DO ASSUNTO MUITA COISA SERIA EVITADA SE OS MÉDICOS ALOPATAS OBSERVASSEM ESSES SINAIS.
    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ISSO.

  2. amanda said,

    03/06/2013 às 23:12

    Vou ser bem sincera nao acredito em nada que eu li logo acima.kkkk

  3. Amelia said,

    20/02/2014 às 13:59

    esteatose tem algumacoisa a ver com o nariz amarelado e e olheiras?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: